Cliente. Câmara Municipal de São João da Madeira

Projeto. Projeto de Correção dos Sistemas de Circulação nos Cruzamentos da Rua do Brasil...

Ano. 2005

Descrição. A análise da rede viária efetuada na Rua do Brasil permitiu constatar que as três rotundas na confluência com a Rua Padre António, Rua Bernardim Ribeiro e Rua de Angola apresentam uma geometria inadequada a que acresce uma má implantação o que tem provocado inúmeras situações de complexa regulação do tráfego.

O objetivo deste projeto passou pela correção do sistema de circulação da Rua do Brasil, com a premissa de partida assumida que a solução defendida teria em consideração a total eliminação das rotundas. A possibilidade de as tornar galgáveis implicava um redesenho total da Rua do Brasil, uma vez que se teriam de implantar com novo centro. Situação essa abandonada à partida e remetida apenas para aquando de um projeto de requalificação urbana.

Uma vez que o município não pretende neste momento iniciar um novo redesenho de todo o arruamento, com novos dimensionamentos de passeios, retirada eventual do separador e/ou redimensionamento de outro, redução dos entroncamentos e eliminação de barreiras urbanísticas, considerou-se que a solução que melhor se ajusta, após a retirada das referidas rotundas, será definida pela execução de um conjunto de medidas de sinalização horizontal e vertical suficientemente fortes para regularizar os sentidos de tráfego e permitir alguma maior segurança rodoviária.