Cliente. Câmara Municipal de Sines

Projeto. Carta de Qualificação do Espaço Público e Imagem da Cidade de Sines...

Ano. 2016

Descrição. A Carta de Qualificação do Espaço Público e Imagem da Cidade de Sines, aqui apresentada pela mpt®, pretende compreender o papel da requalificação do espaço público, enquanto agregador dos diferentes modos de transporte e palco das diversas vivências sociais, na definição de um conjunto de estratégias e linhas orientadoras, que no fundo, irão fomentar e contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente urbano da cidade e melhoria da qualidade de vida para quem habita, estuda, trabalha ou simplesmente visita Sines.

Para o efeito, reúne um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos, no âmbito da Qualidade do Ambiente Urbano, Mobilidade Urbana Sustentável, Sistemas de Transportes, Arquitetura, Arquitetura Paisagista,

Geografia, Acessibilidade e Mobilidade para Todos, Design Universal, Desenvolvimento Urbano Sustentável, entre outros, que servem de base à formulação de uma visão crítica sobre o estado do espaço público da cidade de Sines, na sua componente estética e funcional, com orientações e linhas estratégicas de intervenção.

Atualmente, a Câmara Municipal de Sines detém uma vasta lista de projetos e planos em vigor, no âmbito do espaço público, que estudam o território por fragmentos, faltando uma visão estratégica global de coesão do Todo. Muitos projetos são desenvolvidos nas zonas periféricas da cidade, desconectados entre eles, desconectados de serviços, áreas residenciais, áreas educacionais, de trabalho e de lazer.

A mpt® pretende com esta proposta, romper com alguns dos paradigmas relativos aos padrões de construção e urbanização comumente adotados, reorientando as políticas e estratégias de desenvolvimento urbano de forma a integrá-las ao planeamento e demais intervenientes, criando uma imagem de marca na revitalização do espaço público e vivência da cidade.

A Carta de Qualificação do Espaço Público e Imagem da Cidade de Sines consiste, assim, num conjunto de recomendações precisas de desenho urbano e gestão da cidade, de fácil compreensão e leitura, prevendo a implementação de projetos específicos identificados pela Câmara Municipal de Sines como prioritários na revitalização do espaço público.

A Carta de Qualificação do Espaço Público e Imagem da Cidade de Sines pretende definir a estratégia global de intervenção no espaço público da cidade, diagnosticando a situação atual em matéria de qualidade do ambiente urbano e, posteriormente, propor, hierarquizar e programar temporalmente as intervenções urbanas no espaço público que possibilitem conceder à Cidade de Sines uma imagem de maior modernidade e contemporaneidade, sem contudo lhe retirar a sua identidade própria, reforçando a aposta nos seus fatores distintivos.

Caracterização de Sines

CARACTERIZACAO DE SINES

CARTA DE PERCURSOS PEDONAIS

CARTA DE PERCURSOS PEDONAIS

CARTA VERDE DE SINES

CARTA VERDE DE SINES

PLANO VERDE DOS MODOS SUAVES

PLANO VERDE DOS MODOS SUAVES

REDE CICÁVEL DE SINES

REDE CICÁVEL DE SINES

SISTEMAS DE BIKESHARING

SISTEMAS DE BIKESHARING

TIPOLOGIA DE MOBILIÁRIO URBANO

TIPOLOGIA DE MOBILIÁRIO URBANO