Cliente. Câmara Municipal de São João da Madeira

Projeto. Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos...

Ano. 2004-2009

Descrição. A Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos tem como principais objetivos adequar as Cidades e Vilas a todos os cidadãos de acordo com os princípios do Design Para Todos ou Universal, adaptar, de forma faseada, geográfica e temporalmente, a cidade ou vila à mobilidade para todos, através de um somatório de pequenas, rápidas, e pouco dispendiosas ações, e de acordo com a legislação em vigor e ainda promover ações regulamentares e sensibilização dos sectores públicos e privados que permitam sensibilizar e impor medidas de “mobilidade para todos” em novas urbanizações.

A área urbana de adesão do Município de S. João da Madeira à REDE é definida, essencialmente, pela malha urbana mais central da Cidade, onde se insere a zona mais antiga da cidade e os Paços do Concelho. A esta malha associam-se dois longos eixos viários com funções principais e coletoras que irrigam, a sul, a malha urbana principal.

A malha urbana é essencialmente definida pelo interior urbano delimitado pelo perímetro correspondente aos seguintes arruamentos: Rua João de Deus; Avenida Benjamim Araújo; Rua Padre Cruz; Rua do Calvário; Rua Oliveira Júnior; Rua Colégio Castilho; Largo do Souto.

O eixo 1 é definido pela Avenida da Liberdade e Rua Adelino Amaro da Costa. O eixo 2 é definido pela Avenida Dr. Renato Araújo, Avenida da Misericórdia e Rua Manuel Luís Leite Júnior a que acrescem as Ruas Infante D. Henrique, Vale do Vouga e Fundo de Vila.

Área de intervenção e imagens gerais do projeto

Área de intervenção e imagens gerais do projeto