Projeto. Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Comunidade Intermunicipal dp Alto Tâmega...

Ano. 2016

Descrição. Nos últimos anos tem-se vindo a assistir à crescente alteração nos padrões de mobilidade, resultado da intensificação das taxas de motorização. Este facto reflete-se numa degradação progressiva da qualidade de vida, principalmente em áreas com maiores aglomerados urbanos. A premissa de que a qualidade de vida passava pela facilidade de deslocação em automóvel, pela rapidez e facilidade de chegada aos destinos, rapidamente originou o caos no que diz respeito à mobilidade nos grandes centros urbanos.

O congestionamento de tráfego e a poluição atmosférica e sonora são alguns dos problemas originados pelo aumento progressivo de veículos automóveis nas vilas e cidades. Isto reflete-se em stress, problemas de saúde, entre outros, resultando na consequente diminuição da qualidade de vida nos centros urbanos.

A crescente necessidade de rentabilização do tempo motiva a opinião para o estabelecimento de novos critérios e metodologias de mobilidade, diminuindo a dependência do tempo e energia associados às deslocações. A concretização destes pressupostos passam sobretudo, pela introdução de padrões de mobilidade sustentável, estabelecendo como prioritária a utilização dos transportes públicos e dos modos suaves de deslocação.

O conceito de mobilidade sustentável coloca o reequilíbrio entre modos de transporte como opção estratégica de primeira linha. A mobilidade sustentável representa por isso um processo de reequilíbrio entre oferta e procura de modos de transporte, como opção estratégica para o desenvolvimento de uma cultura do “indivíduo multimodal”. Equilíbrio entre as opções individuais/ coletivas de mobilidade e a livre escolha das acessibilidades, moderado por incentivos e medidas que tendencialmente permitem atingir objetivos de pendor social (saúde, qualidade ambiental e racionalização energética, afetação de recursos, etc.).

Os PAMUS surgem, portanto, como um instrumento que pretende responder de forma consciente aos objetivos definidos nas políticas europeias e nacionais, nomeadamente em relação estreita com a EIDT, ITI e o Pacto, bem como enquadrado com os diversos Instrumentos de Gestão Territorial, nomeadamente o PROT e os vários PDM, encontrando-se também enquadrado, neste caso, com o Norte 2020 - Programa Operacional Regional do Norte.

Este documento constitui-se como um importante plano para a definição das estratégias e propostas com vista ao desenvolvimento das infraestruturas e serviços de transporte e mobilidade. A principal consequência será, portanto, no planeamento do modo de deslocação de pessoas e bens nas cidades de forma sustentável, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento económico, social e ambiental.

Neste contexto as linhas de orientação e principais objetivos do PAMUS devem obrigatoriamente contribuir pelo menos para:

  • Melhoria da eficiência e eficácia do transporte de pessoas e bens;
  • Promoção de uma harmoniosa transferência para modos de transporte mais limpos e eficientes;
  • Garantia de um sistema de acessibilidades e transporte mais inclusivo;
  • Redução do impacte negativo do sistema de transportes sobre a saúde e a segurança dos cidadãos, em particular, dos mais vulneráveis;
  • Redução da poluição atmosférica, do ruído, das emissões de gases com efeito de estufa e do consumo de energia.

 Assim, o PAMUS, de acordo com o AVISO NORTE-06-2015-09, incide nos elementos que de seguida se elencam:

a) Âmbito Territorial

b) Linhas de Orientação e Principais Objetivos

c) Plano de Trabalhos

           i) Caracterização e Diagnóstico

           ii) Objetivos e Definição da Estratégia

           iii) Formulação e Avaliação de Propostas

           iv) Programa de Ação

d) Acompanhamento e Monitorização

Apresentação Pública do PAMUS da CIMAT

Apresentação Pública do PAMUS da CIMAT

Apresentação Pública do PAMUS da CIMAT

Apresentação Pública do PAMUS da CIMAT

Apresentação Pública do PAMUS da CIMAT

Apresentação Pública do PAMUS da CIMAT

Apresentação Pública do PAMUS da CIMAT

Apresentação Pública do PAMUS da CIMAT